sexta-feira, 11 de junho de 2010

Entre causos e mentiras

O escritor Ariano Suassuna, do Auto da Compadecida, disse que a personagem Chicó - um contador de causos que criava histórias apenas para satisfazer um desejo inventivo - realmente existiu, não foi criado de sua imaginação. Narrou que certa feita, quando o povo estava reunido em volta da única praça da cidade, Chicó começou a contar uma grande mentira, quando foi interrompido por uma pessoa que tinha participado do episódio a que ele estava se referindo.
- Não foi nada disso! - havia retrucado o homem no meio do povo - Ele está mentindo!
Chicó não se intimidou e continuou a falação, até que o homem insistiu que queria contar a história verdadeira.
- Vocês querem ouvir a verdade dele ou a minha mentira? - perguntara Chicó para o povo.
- A sua mentira! - responderam todos ao mesmo tempo, sabendo que as histórias inventadas por Chicó sempre eram mais interessantes que as verdades dos fatos reais.
Pois bem. Esse tipo de atitude também aconteceu na cidade em que moro, na Câmara Municipal de Paranaguá. Os servidores da Prefeitura, preocupados com o minguado reajuste enviado ao Legislativo pelo Prefeito, participaram em massa da sessão para tentar "convencer" os vereadores a  aumentarem o reajuste determinado pelo Prefeito.
Ao ouvirem de um vereador (Ricardo) que a Câmara nada poderia fazer, já que reajustar salários é atribuição do Executivo, chegaram às vaias. O vereador insistiu que eles estavam sendo usados por pessoas má intencionadas, por demagogos que sabem que os vereadores não podem alterar para mais os reajustes enviados pelo Prefeito, não convenceu. Os servidores agiram que nem o povo que escutava as mentiras do Chicó e as preferia ao invés da verdade. E estamos no século 21...
Para quem não sabe: demagogo é a pessoa que fala meias-verdades para outras que considera idiotas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário